Qual o melhor sabão desinfetante. O azul ou rosa?

Água e sabão. Foi este o conselho da ministra da Saúde em 2009 para garantir a lavagem correta das mãos e evitar o contágio com gripe A em escolas onde falta gel desinfetante. "O importante é lavar as mãos, o que pode ser feito com sabão azul e branco ou rosa", um produto tradicional que atualmente é usado quase exclusivamente para lavar roupa.
Mas apareceu o Corona Vírus e a polémica voltou. Afinal qual é o melhor sabão para desinfetar as mãos, o azul ou rosa?
O sabão é produzido desde os anos 20 do século passado
Antes de sabermos a resposta, vamos conhecer um pouco sobre o sabão.
A sua composição é bastante simples - gordura saponificada, água e silicatos. O que o diferencia de outros sabões e sabonetes, é que quase 50% da sua composição é matéria gorda. Não deixa de ser curioso que um produto vocacionado para combater a sujidade, nódoas, gordura, etc, comporte em si mesmo as causas do problema.
Longe vão os tempos em que todas as casas tinham uma barra de sabão: azul ou rosa. Em tempos usado para lavar até o cabelo, é hoje quase exclusivamente usado na lavagem da roupa, aliás a legislação é tão rígida que nem sequer permite que se recomende a utilização de sabão para lavar as mãos. E o mercado tem vindo a perder volume. O sabão é produzido desde os anos 20 do século passado, mas é um produto pouco sofisticado e que foi ultrapassado. Numa primeira fase, ultrapassado pelos sabonetes, menos abrasivos. Depois, substituído pelos detergentes na lavagem da roupa, sobretudo porque quase toda a gente tem máquina de lavar roupa.
Apesar de tudo, as fábricas responsáveis pela sua produção conseguem abastecer o mercado português com mais de 2000 toneladas por ano e entre 4000 e 5000 mil para exportação -sobretudo para África.
sabão azul ou rosa é o melhor produto desinfetante contra o Covid-19
Mas apareceu a pandemia do Corona vírus e a corrida ao sabão instalou-se. É muito difícil ver à venda atualmente sabão azul e branco ou rosa e branco. E onde há, ele esgota em poucos dias.
Mas afinal o sabão azul ou rosa é um bom desinfetante? Na falta do álcool gel o sabão azul ou rosa é o melhor produto desinfetante contra o Covid-19, diz a dermatologista Alexandra Osório.
E qual é o melhor? O azul ou rosa? A única diferença entre o sabão azul e branco e o sabão rosa e branco é um pormenor, embora geograficamente um tenha maior recetividade no Sul do País e outro no Norte, ou seja, ninguém sabe explicar a razão, mas o sabão azul e branco é mais usado no sul de Portugal e o seu equivalente rosa e branco tem mais adeptos no norte e a sua diferença está apenas no seu pigmento.
Já na roupa, o sabão é por si só um dos melhores detergentes existente no mercado
Existe muitos mitos sobre este sabão. Apesar deste produto ser amigo do ambiente e desinfetante, ele não deve ser usado para a lavagem do cabelo, corpo ou partes íntimas. Há um mito que este tipo de produto é capaz de curar infeções. É mentira. Até porque, se é desinfetante mata o que é mau e o que é bom. O ser humano contem um ser vivo microscópio que se alimenta de tecidos mortos, ou seja, limpam a nossa pele. O sabão mata esse ser vivo chamado de Flora Saprófita.
Resumindo o sabão azul e banco ou rosa e branco é de facto um excelente desinfetante, mas deve ser usado caso não tem álcool gel. Já na roupa, o sabão é por si só um dos melhores detergentes existente no mercado.
Por - Paulo Neto