Voluntariado 100% voluntário

Já ouviu falar da loja 100 % Algodão? Com certeza que sim. Ou então "Manias engraçadas" é assim que Marisa Ventura proprietária da loja de artesanato 100% Algodão apelida o seu local de trabalho, na R. António José de Oliveira Júnior. Aliás na página do Facebook descreve a sua loja da seguinte maneira. "O gosto pela criatividade usando a imaginação, criando peças únicas e personalizadas. Se aprecia artesanato venha dar uma olhadela pelas nossas criações, mas se também gosta de criar, temos uma vasta gama de materiais com que pode trabalhar as suas ideias. Estamos à sua espera, com muito gosto por a receber!" Esta descrição nunca fez tanto sentido como actualmente.
O COVID - 19 veio mudar a vida de muita gente. E Marisa Ventura foi uma delas. Devido às contingências do Estado de Emergência do país viu-se forçada a fechar portas. Mas alguém que tem uma porta aberta onde a imaginação é o motor desta loja, estar parada não era o caminho. E o caminho foi o voluntariado. Desafiada por uma enfermeira do hospital da cidade, começou a produzir material de protecção para aqueles que estão na linha da frente e não só.
De boca em boca a mensagem foi passada e as encomendas começaram a chegar. Isto significava muito trabalho. Na descrição da loja a certa altura diz: ... "Estamos à sua espera com muito gosto por a receber". E de facto as pessoas começaram a chegar e a ajudar as "manias engraçadas" a fazer uma panóplia de material de protecção. Mas para fazer tanto material de protecção Marisa Ventura precisava de matéria-prima.

Várias empresas e pessoas resolveram esse problema ao oferecer matéria-prima em falta bem como donativos em numerário. Segundo, Marisa Ventura em declarações à "Revista eletrónica Terras de Santa Maria" lamenta: "Infelizmente o vírus vai continuar, - e por isso, o trabalho solidário e de todos aqueles que [connosco] estão neste projecto, seguramente vai continuar a ser preciso, no combate a este inimigo invisível. Só que, os materiais não duram sempre, e é preciso adquirir mais. Nesse sentido [apelamos] a ajuda de quem poder contribuir com matéria-prima ou algum donativo para a sua aquisição, porque só assim é possível dar continuidade ao trabalho". Os interessados em contribuir podem contactar a 100% Algodão, na Rua António José de Oliveira Júnior 317, em São João da Madeira.
Este material tem sido entregue em vário locais, nomeadamente, em hospitais da redondeza, em lares e onde seja necessário.

Por falar em lar, as "Manias Engraçadas 100% Algodão" estiveram ontem dia 27 de Abril no Lar Santa Teresinha, aqui em Vila de Cucujães onde ofereceram material de protecção tão necessário e oportuno.
Bem-haja
As iniciativas de cidadãos, instituições e empresas crescem e multiplicam-se todos os dias. Os artistas oferecem a sua arte. Todas elas param o que estavam a fazer para produzirem material de combate ao vírus e a capacidade de organização de quem nunca se tinha aventurado no mundo do voluntariado ultrapassa os limites da imaginação.
Bem-haja a todos!
Nota - O grifo é nosso